O peso da nossa história

O peso da nossa história

Distantes vão os tempos em que os homens tinham de procurar rochas para extrair blocos de pedra para construir as suas casas. Estes homens procuravam locais seguros, onde os explosivos ou as picaretas manuais não provocassem quedas e desabamentos de terras, por isso a grande maioria das vezes a extração…

Enxotadeiras

Enxotadeiras

Como na Ilha do Pico nunca houve muita produção de cereais, o pouco que havia era protegido como se de ouro se tratasse. Por isso, durante os meses de crescimento do trigo, eram montados no centro dos campos os “poleiros”, postos de vigia, com dois metros de altura. Ali permaneciam…

A ilha dos contrários

A ilha dos contrários

Ao contrário do resto da Região, a Ilha do Pico não teve uma grande tradição na produção de cerais. O terreno era “áspero e intratável e muito pedregoso” e só” fértil à cultura dos vinhos.”1 Entre os anos de 1745-46, os picarotos viveram uma das maiores crises de sempre: a…

Paredes alvas

Paredes alvas

E a obra do Engenho continua… Agora, com os trabalhos de alvenaria a repor a traça original ao edifício e ao passo religioso, tudo ganha nova força. Todos gostamos de ver uma bonita parede construída em alvenaria. É comum ver-se trabalhos de pedra vulcânica preta, por toda a Ilha do…

A mais antiga procissão religiosa do País

A mais antiga procissão religiosa do País

A procissão do Senhor dos Passos sai à rua há 430 anos em Portugal. É a mais antiga procissão religiosa do país. Na Vila das Lajes do Pico a existência de Passos de Procissão, com a instalação da Santa Casa da Misericórdia das Lajes no ano de 1592, preserva essa…

Quando as crianças brincavam nos caminhos

Quando as crianças brincavam nos caminhos

Em pouco mais de 100 anos, entre 1587 e 1695, a Ilha do Pico triplicou de população. De tal maneira que esta ilha se manteve no 3.º lugar da tabela demográfica dos Açores durante algum tempo. Isto só aconteceu porque “um imenso chão de pedras negras acolheu desde cedo o…

Mouraria

Mouraria

No início do Séc. XX as casas senhoriais da Vila das Lajes tinham empregadas de confiança, contratadas ao dia, para os serviços caseiros mais pesados da época. No inverno lavavam a roupa à mão, nos tanques de pedra existentes nas casas, com alguma água dos reservatórios proveniente da chuva. As…

Não somos mainstream

Não somos mainstream

No último meio século a Vila das Lajes transformou-se. Passou de um dos maiores polos comerciais dos Açores a uma das mais pacatas vilas da Região. Nesta baía circularam grandes vapores e baleeiras, aconteceu a cabotagem marítima, a atividade baleeira, a indústria conserveira e a pesca do atum. Na vila…

Sentir os Açores

Sentir os Açores

Durante a construção do Engenho propomo-nos a contar histórias sobre a Vila e o Concelho das Lajes, onde está localizado o alojamento. Momentos que contam o nosso passado e constroem a nossa identidade. Por outro lado, a nossa imagem de marca está associada à natureza e é essa que prometemos…

A lenda do baleeiro

A lenda do baleeiro

Naquela tarde arriaram quatro botes baleeiros das Lajes do Pico. Quando avistaram a baleia em alto mar, foi ver quem mais depressa se posicionava. O trancador atirou o arpão e acertou, mas a baleia mergulhou. Levou a primeira celha de linha, levou a segunda e antes que a ponta se…