Passos de Procissão das Lajes do Pico

270 ou 430 anos?

Os Passos religiosos existentes nas Lajes são das edificações mais antigas a par da Ermida de São Pedro (1460). Resta a dúvida sobre a sua real data de construção.

Ora o arco que está acoplado no edifício do Engenho está classificado, no “Inventário do Património Imóvel dos Açores”, desde o início do século XVIII.

Chama-se Passo de Procissão por ser utilizado para a celebração do Senhor dos Passos. É uma obra engenhosa, formada por um arco de volta perfeita assente em pedras de basalto impostas, com um pequeno altar no interior, inserido numa parede de um edifício. É construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com exceção do arco que é em pedra à vista.

Sabe-se que os Passos de Procissão pertenciam à Santa Casa da Misericórdia das Lajes fundada, no ano de 1592. Os primeiros estatutos só surgem no ano de 1750 onde referem que se deve promover anualmente as festividades da Visitação e do Senhor dos Passos. A essas festividades, bem como as cerimónias da Semana Santa e dos Fiéis Defuntos, os irmãos eram obrigados a comparecer sob pena de multa. 

Atualmente, a Misericórdia apenas promove a realização da solenidade dos Passos e Calvário, em cumprimento duma cláusula dos estatutos aprovados em 1890.

No entanto, dos cinco Passos de Procissão originais restam apenas três, todos eles pertencem a privados.

Sandra Cristina Sousa

Comments

Comments are closed.